BusinessRH Estratégico

Home Office – Esta prática é para sua empresa?

4 Mins read
  • O trabalho remoto não é mais futuro, é presente. A cada dia mais empresas estão aproveitando os benefícios de não depender mais de um escritório. Entenda aqui as vantagens, desvantagens e o que é essencial para o Home Office. A boa notícia é que sua empresa pode começar agora.

O trabalho remoto não é mais futuro, é presente. A cada dia mais empresas estão aproveitando os benefícios de não depender mais de um escritório. Entenda aqui as vantagens, desvantagens e o que é essencial para o Home Office. A boa notícia é que sua empresa pode começar agora.

Por Marinei Carvalho – Diretora DNA RH

Home Office, também conhecido como Tele Trabalho ou Trabalho Remoto é uma modalidade de trabalho que permite que pessoas e empresas se conectem à distância.

O que era exceção ou não praticado por muitas empresas, se tornou uma necessidade desde 2020, com a chegada da pandemia mundial relacionada ao Covid-19.

O Home Office aconteceu forçosamente, mas como saber se esta prática é indicada para sua empresa? Leia aqui as vantagens, desvantagens e o como preparar seu contexto empresarial para esta nova realidade.

Como tudo que existe no mundo, sempre que se tem o lado negativo, temos também um lado positivo. Nesta linha, o Covid-19 gerou um contexto mundial caótico e delicado, mas também apresentou novas formas de trabalhar, e essas gerarão uma expressiva mudança cultural na forma de trabalho do mundo inteiro. Começa aqui, com um fato histórico marcante, uma nova ordem das coisas, uma nova Era para o trabalho.

O que é Home Office?

Apesar da tradução literal indicar que o termo Home Office é o escritório em casa, na verdade, ele não se limita apenas a isso. Os profissionais que atuam por meio desse regime de trabalho podem optar por locais alternativos que não sejam o escritório da empresa.

Nesse caso, um Home Officer (nome dado ao profissional que pratica Home Office) pode muito bem levar o seu notebook e o smartphone para algum local que permita acesso à internet e assim trabalhar à distância.

O contexto Home Office pós Covid 19

Segundo pesquisa da SAP, até o ano de 2018, 32,5% dos profissionais em todo o mundo praticavam alguma modalidade de Home Office. Em 2019 este número foi para 35% e estima-se um crescimento significativo pós Covid-19, ainda com números abertos, mas a perspectiva é que Home Office passe a ser uma realidade para mais de 60% dos profissionais em todo o mundo.

Em média, o Brasil perde anualmente 267 bilhões de reais com profissionais em deslocamento desnecessários: reuniões presenciais com clientes e fornecedores, sendo que estas poderiam ser realizadas de forma remota. E, em trânsito, de casa para o trabalho e vice-versa. Isto afeta diretamente a produtividade, os resultados e a saúde mental e física dos profissionais.

Como solução, o Home Office apresenta vantagens significativas, que quando bem exploradas, resultarão em economia financeira, maior produtividade para a empresa e qualidade de vida para os profissionais.

Para saber se o Home Office é indicado para sua empresa faça as seguintes perguntas:

1. Existem funções na minha empresa que podem ser executadas à distância? Quais?

2. Existem ferramentas/softwares/aplicativos na minha empresa que permitem o trabalho remoto, assim como o compartilhamento de informações como: aplicativos de mensagens, tanto pessoal (Skype, Messenger e Whatsapp) como empresarial (Teams, Slack e Google Hangouts, ) e do Cloud Computing (Ondrive, Dropbox e Gsuite).

3. Os líderes da minha empresa estão preparados para fazer gestão à distância?

4. Meus funcionários possuem ambiente adequado para Home Office em suas casas?

Tratando-se de um novo contexto, provavelmente suas respostas serão desencorajadoras para uma ou mais perguntas. Mas veja que todas as questões acima montam um plano de ação para implantação do Home Office em sua empresa.

Quais as vantagens para sua empresa em passar a utilizar o Home Office total ou o Home Office Híbrido (modalidade que empresa oferece trabalho remoto e também trabalho no escritório)?

1. Economia: a empresa economiza com transporte e alimentação.

2. Autonomia: os funcionários passam a ser protagonistas em suas entregas, sendo que os gerenciamentos passam a ser por resultados e não mais por horas trabalhadas.

3. Qualidade de vida: a empresa passa a ter profissionais mais descansados por não enfrentarem horas de trânsito, seja de carro ou transporte público. Esses passam a poder ter mais convívio familiar, oportunidade de alimentação saudável, tempo para atividades físicas e desenvolvimento pessoal com qualidade.

4. Produtividade: o funcionário passa a gerenciar seu tempo a partir do que lhe foi designado para entregar, isto evita interferências e interrupções desnecessárias, comuns em ambientes corporativos.

5. Estruturas físicas menores: com o trabalho Home Office, se consolidará a tendência de espaços físicos menores e/ou compartilhados. Gerando significativa economia financeira para a empresa.

Desvantagens do Home Office

1. Dispersão: a equipe precisa ser desenvolvida para o trabalho Home Office. Simplesmente trabalhar em casa, sem planejamento prévio pode gerar dispersão e falta de produtividade.

2. Afastamento da Cultura Organizacional: se a equipe não for bem gerenciada e se o RH não possuir uma estratégia diferente para os profissionais que fazem Home Office haverá perda de conexão com a Cultura Organizacional.

3. Resultados insatisfatórios: se a equipe de liderança não for preparada para trabalhar e gerenciar por resultados, haverão perdas de qualidade nas entregas realizadas.

Em resumo: o Home Office veio para ficar. É fato que a ascensão dessa modalidade é o reflexo de uma era marcada pela interatividade e pela rapidez da informação.Com as facilidades proporcionadas pelas ferramentas web, a ideia de que o trabalho pode ser realizado em um só lugar cai por terra. Se bem planejado e direcionado ele se tornará um forte diferencial competitivo para as empresas.

Indicamos que a frente do projeto de implantação de Home Office estejam o RH e os líderes da empresa como direcionadores desta virada cultural.

Texto DNA RH, empresa de consultoria especializada em gestão estratégica de pessoas e implantação ou terceirização de Recursos Humanos.

Posts relacionados
BusinessPsicologia

Saúde emocional para gestores em tempos de crise

3 Mins read
“Não lembro a última vez que eu tirei férias! Comecei 2020 acreditando que teria este problema resolvido este ano. A estratégia da…
Capitalismo conscienteRH Estratégico

Processo seletivo humanizado

2 Mins read
Repetidamente ouvimos das pessoas o quão nervosas e ansiosas acabaram ficando ao participar de um processo seletivo. Sendo algo tão repetitivo, muitas vezes os responsáveis pelos processos de R&S acabam levando o fator do nervosismo como algo normal, fomentando atitudes que acabam pressionando e alimentando ainda mais o nervosismo dos candidatos.
Capitalismo conscienteRH Estratégico

O que é RH Estratégico com foco em Capitalismo Consciente?

3 Mins read
O mundo está cada vez mais evoluído. É possível observar uma crescente de desenvolvimento exponencial nos últimos anos, que trouxe diversos fatores positivos para o desenvolvimento e conforto do ser humano.
Inscreva-se em nossa Newsletter

Receba nossas novidades.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×
Capitalismo conscienteRH Estratégico

Processo seletivo humanizado