Capitalismo conscienteRH Estratégico

O que é RH Estratégico com foco em Capitalismo Consciente?

3 Mins read

O mundo está cada vez mais evoluído. É possível observar uma crescente de desenvolvimento exponencial nos últimos anos, que trouxe diversos fatores positivos para o desenvolvimento e conforto do ser humano.


No entanto, ao mesmo tempo em que houve fatores positivos, notou-se que se o mundo continuar a utilizar-se dos recursos naturais com tanta abundância e ambição existiria uma escassez de matérias primas essenciais que até hoje não conseguem ser substituídas. Ainda contemplando outras consequências da rápida evolução, pode-se trazer exemplos de ambição pelo
poder e desigualdade social. É visível que estes assuntos, que ainda são muito estudados por renomados nomes da psicologia, acompanham o ser humano desde sua criação, porém as consequências da ambição pelo poder estão cada vez mais catastróficas e afetando um maior numero de pessoas.

Há poucos anos, algumas figuras políticas e sociais, bem como grandes empresas começaram a trabalhar um processo de conscientização sustentável, econômica e social que vem impactando muitas gerações que já demonstram maiores preocupações com o futuro do planeta e das relações sociais.

Uma pesquisa realizada pela empresa pesquisadora norte americana Cone Communications em 2016 com uma amostra de 1.020 millenials, constatou que 75% estão propensos a aceitar uma menor remuneração para trabalhar em empresas socialmente responsáveis ou de cunho social, outro estudo realizado no ano de 2019 pela empresa First Insight, verificou que 62% dos seus 1.000 millenials entrevistados optam por consumir de empresas sustentáveis e preocupadas com a consciência social.

Mas como todos os dados acima informados possuem relação com o título deste artigo?


O ESG é um indicador utilizado no ramo dos investimentos de ações e é uma sigla para Enviromental, Social and Governance, que em português pode ser traduzido por Ambiental, Social e Governança. Ou seja, todas as empresas de capital aberto que possuem ações, precisam apresentar os seus dados de ESG abertamente para os investidores. No entanto, como isso funciona?


Por exemplo: Uma empresa de petróleo possui ações no banco. Quando esta for apresentar seus indicadores ambientais e sociais, será visível que estes terão baixo percentual, pois além de possuir alta periculosidade àqueles que trabalham, os riscos de afetar o meio ambiente são altíssimos. Dito isso, é importante colocar que estes indicadores possuem um impacto real neste meio, um exemplo disso é a notícia que impactou extremamente o mercado de investimentos, quando a maior gestora de investimentos do mundo, Black Rock, informou que deixaria de investir em uma mineradora de carvão,
para investir em outras empresas do segmento sustentável.


Outro esclarecimento que precisa ser realizado neste artigo é sobre o Capitalismo Consciente. Você sabe o que é isto?


Para quem não sabe, este termo nada mais é que uma prática adotada por empresas que buscam conduzir os seus negócios de modo que todos saiam ganhando – famoso “win win”. Pois sabemos que grandes empresas possuem uma cadeia de fornecedores e suprimentos que nem sempre são reconhecidos, ou ainda, são desfavorecidos em meio às negociações.


Em um resumo, totalmente introdutório, pode-se afirmar que uma empresa que se diz apoiadora do Capitalismo Consciente, é uma empresa que não está interessada somente no seu ganho financeiro, ou ainda poder de influencia da marca, mas no bem-estar social de todos os envolvidos em suas operações, sejam colaboradores internos ou externos.


Para finalizar, pode-se afirmar que todos os dados e notícias acima ainda são muito recentes. No entanto, já se percebe grande impacto no comportamento da sociedade, que está – cada vez mais – ligeiramente informada e contestadora.


Se a sua empresa ainda não começou a trabalhar nos modelos de Sustentabilidade e seguir na linha do Capitalismo Consciente, preste atenção, pois você pode estar perdendo a oportunidade de trabalhar com grandes profissionais atuais e também do futuro, bem como perdendo a chance de receber grandes investimentos que poderão alavancar a sua empresa para um outro nível.


A DNA RH gostaria de ajudar a mudar a história da sua empresa, quer saber mais? Entre em contato
conosco e faça parte desta revolução.


Posts relacionados
Capitalismo conscienteRH Estratégico

Processo seletivo humanizado

2 Mins read
Repetidamente ouvimos das pessoas o quão nervosas e ansiosas acabaram ficando ao participar de um processo seletivo. Sendo algo tão repetitivo, muitas vezes os responsáveis pelos processos de R&S acabam levando o fator do nervosismo como algo normal, fomentando atitudes que acabam pressionando e alimentando ainda mais o nervosismo dos candidatos.
Capitalismo conscienteRH Estratégico

ESG – Um caminho para empresas que investem em Capitalismo Consciente

3 Mins read
O mundo está cada vez mais evoluído. É possível observar uma crescente de desenvolvimento exponencial nos últimos anos, que trouxe diversos fatores positivos para o desenvolvimento e conforto do ser humano.
BusinessRH Estratégico

Home Office - Esta prática é para sua empresa?

4 Mins read
O trabalho remoto não é mais futuro, é presente. A cada dia mais empresas estão aproveitando os benefícios de não depender mais de um escritório. Entenda aqui as vantagens, desvantagens e o que é essencial para o Home Office. A boa notícia é que sua empresa pode começar agora.
Inscreva-se em nossa Newsletter

Receba nossas novidades.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *